19 de ago. de 2010

O trabalho de uma doula





Por Carolina Alves Silva
Amigas do Parto

O apoio oferecido pela doula tanto físico quanto emocional podem ajudar a parturiente a superar suas forças internas e uma maior abertura no sentido físico e psíquico para o momento do nascimento. Digo psíquico também porque observamos casos onde havia todo um contingente favorável ao nascimento natural mas percebe-se a dificuldade da entrega, da abertura que é necessária ser permitida pela mulher no movimento do nascimento.

Quando falamos em humanização do parto nos lembramos do papel da doula. A palavra doula vem do grego “mulher que serve” e seu papel hoje é reconhecido como aquela que auxilia com técnicas e apoio emocional mulheres em trabalho de parto.

No contexto atual esse trabalho torna-se fundamental pois a forma de nascer há muito deixou de acontecer da maneira natural, sofrendo inúmeras intervenções invasivas e prejudiciais o bom nascimento e a saúde da mãe e do bebê.

Essas intervenções deixaram marcas e alteraram a psique da mulher no sentido da confiança e tranqüilidade de assumir o parto normal. Hoje muitas mulheres têm dado preferência à cesariana por medo, desinformação e influencia médica.

Nos partos normais hospitalares são realizados procedimentos de rotina altamente invasivos e até prejudiciais a mãe e ao bebê como tricotomia, enema, soro com ocitocina sintética, rompimento artificial da bolsa amniótica, etc. Nesses partos uma das práticas de rotina adotadas é a episiotomia. A musculatura do períneo sofre um corte para aumento da passagem do bebê com a justificativa de protegê-la. Porém, atualmente, os estudos realizados são suficientes para comprovar a não necessidade deste procedimento, haja vista que além de não proteger em nada o períneo, pode ser causa de inconvenientes futuros.

Os partos naturais realizados em domicilio ou mesmo em hospitais nos mostram que a natureza feminina é perfeitamente capaz de suportar a passagem de um bebê pela abertura vaginal, salvo poucas exceções. Nesse sentido a presença de uma doula e a utilização de técnicas bem aplicadas pode não só tornar este movimento mais tranqüilo, como também evitar as possíveis lacerações naturalmente ocorridas.

O apoio oferecido pela doula tanto físico quanto emocional podem ajudar a parturiente a superar suas forças internas e uma maior abertura no sentido físico e psíquico para o momento do nascimento. Digo psíquico também porque observamos casos onde havia todo um contingente favorável ao nascimento natural mas percebe-se a dificuldade da entrega, da abertura que é necessária ser permitida pela mulher no movimento do nascimento.

A doula pode oferecer a parturiente o apoio, as palavras de incentivo, o conforto e, também, utilizar-se de técnicas não medicamentosas para diminuição da dor e relaxamento do períneo no momento expulsivo do parto.

Essas técnicas podem ser os exercícios realizados com a bola suíça, onde a parturiente pode realizar movimentos que ajudam na abertura da pélvis e massageamento da região do períneo. Pode ser feito também a massagem do períneo e utilização de compressas de água morna para auxiliar na abertura.

A posição vertical para o momento do nascimento também é outra prática que deve ser incentivada pela doula. Estudos comprovam que a posição litotomica não favorece o nascimento natural aumentando as chances de procedimentos invasivos na hora do parto. Por sua vez a posição vertical favorece a descida e o pressionamento da musculatura pélvica o que ajuda muito na passagem do bebê pelo canal de parto.

A água morna é outra prática que a doula pode oferecer a gestante para alívio das dores. O efeito relaxante de um banho quente favorece a dilatação e acalma. O próprio nascimento quando possível e em condições seguras pode ocorrer dentro da água. Neste momento tanto a mãe como o bebê podem se beneficiar da água morna e normalmente bebês que nascem na água permanecem mais tranqüilos.

As doulas sendo sensíveis e bem preparadas para o momento do parto, oferecem uma ajuda acolhedora, respeitando acima de tudo a vontade da parturiente. Quando mais informada e preparada for a gestante melhor receberá este apoio. O nascimento na verdade é o ápice de todo um processo que quanto mais possibilidades de ser vivenciado e trabalhado tiver, melhor a conjunção com o trabalho de uma doula no momento em que se efetiva.

Sabemos que as conseqüências de um parto natural quando conseguido e explorado em sua potencialidade é profundamente transformador na vida de qualquer mulher. Nesse sentido o acompanhamento de uma doula pode fazer toda a diferença neste momento.

Abaixo compartilho um vídeo de um parto humanizado, disponível no You Tube das Amigas do Parto:



Abraço carinhoso,
Ana Paula Andrade
(Doula formada pela ANDO)

Nenhum comentário:

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/