30 de mai. de 2010

"O FEMININO E O SAGRADO - Mulheres na jornada do herói"

 Obra de Beatriz Del Picchia e Cristina Balieiro

A história da humanidade e os mitos que a representam obedecem a uma ordem em que prevalecem valores e formas de pensamento nos quais homens e mulheres têm papéis distintos. Nesse universo, quem parte em jornada é o homem: a ele cabe o papel de herói. No livro O feminino e o sagrado – Mulheres na jornada do herói, as autoras criam uma nova versão, em que mulheres reais e contemporâneas são as heroínas dessa trajetória. Elas relatam a vida de quinze mulheres que, em busca da própria identidade, encontraram uma dimensão sagrada. Na obra, o termo “sagrado” não tem sentido estritamente religioso, mas denota aquilo que dá um significado especial à existência.        
O fio que liga os relatos é a análise de Joseph Campbell a respeito da Jornada do Herói, modelo mitológico que une a moderna busca da individualidade com a antiga busca da espiritualidade. “Encontramos na vida real uma relação direta com o mito. Dessa forma, mesclamos a vida com o mito e o mito com a vida. O próprio trabalho de elaboração desse livro também foi uma jornada”, explicam as autoras.
Foram entrevistadas mulheres de diversas crenças e profissões, como uma budista, uma xamã, uma médium, psicoterapeutas, uma vereadora, uma atriz e uma dançarina, entre outras. São elas: Ana Figueiredo, Andrée Samuel, Bettina Jespersen, Heloisa Paternostro, Jerusha Chang, Maria Aparecida Martins, Monica Jurado, Monika von Koss, Neiva Bohnenberger, Regina Figueiredo, Renata C. Lima Ramos, Rosane Almeida, Sandra Sofiati, Solange Buonocore e Soninha Francine.
***

O livro foi editado pela Ágora  e foi lançado dia 24 de março na Livraria Cultura do Bourbon Shopping de São Paulo.
Beatriz Del Picchia é arquiteta, estudiosa de Joseph Campbell, mitologia e espiritualidade. Escreve crônicas para a revista virtual MundoMundano  e é uma das coautoras do livro Circunvago (Demônio Negro, 2008).

Cristina Balieiro é psicóloga formada pela PUC-SP, psicoterapeuta junguiana e orientadora de círculos de mulheres. Estuda a obra de Joseph Campbell, bem como a mitologia e as questões do feminino.
Para ler as primeiras páginas do livro, acesse o endereço http://www.gruposummus.com.br/indice/20071.pdf. (Para visualização do arquivo PDF, é necessário ter instalado o software Adobe Acrobat Reader em seu computador. Caso não tenha, clique aqui para efetuar o download do software gratuitamente direto do Site da Adobe.)
Atendimento ao consumidor: loja@gruposummus.com.br

Nenhum comentário:

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/