31 de mar. de 2010

A medicina redescobre a progesterona natural

... e provoca uma revisão na TRH (climatério, menopausa) e na abordagem dos problemas decorrentes do desequilíbrio hormonal, como câncer, osteoporose, tpm, ondas de calor, etc.

Olá meninas, lendo o livro do Dr José Carlos Peixoto, A Menopausa e os Segredos dos Hormônios Femininos, soube da Progesterona bio-idêntica e fui pesquisar... achei interessante o creme e aí está...


Creme com Progesterona Natural


Molécula de Progesterona  Natural
Molécula de Progesterona Natural (C21H30O2)


Obs.: 1) Ver também Múltiplas Funções de um Notável Hormônio 2) Ver de onde provém a progesterona usada nos cremes.

A progesterona natural (bioidêntica) está sendo cada vez mais usada para resolver problemas de desequilíbrio hormonal, sem apresentar os riscos associados à tradicional terapia de reposição de hormônios.

O médico norte-americano John R. Lee recomenda o uso de cremes transdérmicos com progesterona bioidêntica. Por esse método, o creme é rapidamente absorvido pela pele e a progesterona é armazenada no tecido gorduroso, para posterior distribuição no organismo.

Cremes transdérmicos com progesterona natural (bioidêntica) são hoje encontrados em dezenas de sites na Internet, oferecidos por empresas de todos os portes e griffes, na maioria dos países do chamado "primeiro mundo".

Os cremes fabricados no exterior variam muito quanto a preço e qualidade. E o fato de serem feitos no "primeiro mundo" não os isenta de problemas, como formulação inadequada. Segundo o dr. Lee, a mulher precisa de 20 a 24 miligramas diárias de progesterona (a quantidade que o próprio organismo produz -- quando ainda produz). Portanto, o creme deve ser formulado para conter essa proporção. [Mulher na menopausa: clique aqui para ver nota sobre a versão revisada do livro do Dr. Lee]. No caso masculino (ver progesterona também para homens?), a dose recomendada deve ser a metade, ou seja, entre 10 e 12 miligramas por dia.

Aqui no Brasil, os cremes somente podem ser encontrados em farmácias de manipulação. Em princípio, qualquer farmácia de manipulação pode fazer o creme. Segundo o Dr. John Lee, porém, um bom creme não deve conter substâncias consideradas prejudiciais à saúde (propileno glicol ou parabenos), deve ser do tipo mais simples possível (não precisa "acessórios" como aloe vera, vitamina E, etc), e não deve conter óleo mineral (petrolato), pois ele prejudica a absorção da progesterona. Além disso, o usuário deve certificar-se de que o princípio ativo é mesmo progesterona bioidêntica (C21H30O2) micronizada, padrão USP. Em caso de dúvida, peça uma cópia do laudo técnico fornecido pelo importador.

Atenção: Este blog é apenas informativo. Consulte sempre o seu médico.

Fonte: Revisando a TRH

Nenhum comentário:

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/