8 de dez. de 2008

SALVE MAMÃE OXUM

Ora ieieu Senhora!



No dia 08 de dezembro, para os católicos, presta-se homenagem à Nossa Senhora da Conceição, para os que seguem cultos de origem africana (Cultura Iorubá), é dia de prestar homenagem a Oxum - Senhora das águas doces, dos rios e das cachoeiras.

Senhora da fertilidade, da gestação e do parto, Oxum cuida dos recém-nascidos, lavando-os com suas águas e folhas refrescantes. Símbolo da riqueza, do charme, da elegância, é o Orixá do Amor, da Magia e da Beleza. Jovem e bela mãe, Oxum mantém suas características de adolescente, cheia de paixão, busca ardorosamente o prazer.
Pense na graça da mulher... A feminilidade ora doce, ora guerreira... Dona do poder da procriação... Vaidosa e sedutora, mas ao mesmo tempo incansável na defesa dos filhos... Eis a tradução de Oxum.

Suas características também nos lembram Lakshimi, Kuan Yin, Afrodite, Ísis e tantas outras Deusas de outros panteões. Aproveito o dia de hoje para reverenciar o Sagrado Feminino, em especial a Corrente Africana.

Oxum,

Que o seu manto sagrado nos envolva e nos recorde a Sabedoria de "Saber Ser Mulher";
Que suas águas nos purifique e nos lembre o real sentido da vida;
Que sua cor dourada nos remeta ao sol, que brilha internamente em cada coração;
Que sua doçura possa confortar os aflitos e sua alegria trazer esperança aos teus filhos;
E que sua beleza e sua força nos ajude a caminhar, em tempos de tantas mudanças.
Ana Paula Nunes Andrade

Nenhum comentário:

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/